Coordenador : Filipe Barra de Almeida
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 391970.2206.328143.22032023
Departamento/Setor: GQI
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público alvo será objetivamente alunos, professores e/ou técnicos de diferentes instituições de ensino públicas ou privadas. Lembrando que como o projeto será conduzido de maneira on-line, pelo YouTube, o tamanho do público é somente uma estimativa.
Local de atuação: Como o projeto será executado a partir das mídias sociais, podemos dizer que não há local exato de execução do mesmo. Podemos dizer de forma geral que o projeto será executado a partir do instituto de Química
Objetivo
Esse projeto tem como objetivo ensinar e levar conceitos de cristalografia para comunidade acadêmica brasileira e de língua portuguesa por meio da plataforma online do YouTube. Objetivos específicos 1. Produzir vídeos de 15 minutos em língua portuguesa relacionados aos seguintes temas: I.Conceitos de estado sólido e difração de raios X. II.Refinamento de estruturas cristalinas a partir de dados coletados pela difração de raios X por monocristal. 2. Esclarecer dúvidas dos utilizadores da plataforma. 3. Divulgar por meio de várias redes sociais o canal 15CRIST.
Resumo
Atualmente muitos estudos dentro da grande área de ciências exatas e da terra dependem de conhecimentos vinculados a cristalografia e a determinação estrutural através da difração de raios X. Portanto, conceitos vinculados a química do estado sólido e cristalográficos são muito importantes no desenvolvimento de profissionais em diversas áreas, sendo determinante sua inserção na vida acadêmica para a formação de estudantes que se tornarão estes futuros profissionais. Por mais que esses conhecimentos estejam bem difundidos na comunidade acadêmica, nem todas as universidades e centros de ensino técnico, particulares ou públicos, possuem um profissional com formação consolidada para proporcionar a difusão dos conhecimentos necessários em cristalografia em seus centros acadêmicos. Portanto esse projeto de extensão propõe o uso da plataforma do YouTube para levar à comunidade acadêmica de língua portuguesa os conceitos de cristalografia e química do estado sólido necessários. Como é de conhecimento geral, o YouTube é um ótimo meio para se difundir conhecimentos de qualquer natureza a diversas parte do país e do mundo e por meio deste projeto possibilitará algum avanço na democratização da educação no país.